Resumo do projeto |
A consolidação dos estudos radiofônicos brasileiros (PRATA, 2021; ZUCULOTO, 2016; MOREIRA, 2005; DEL BIANCO, ZUCULOTO, 2021), a ampliação de sua presença nos programas de pós-graduação brasileiros e dos esforços de formação de pesquisadores (KISCHINHEVSKY et al., 2021; HAUSSEN, 2016), o avanço das publicações e a complexificação das leituras possíveis do objeto (MEDITSCH, 2005; MEDITSCH, 2001; MEDITSCH, ZUCULOTO, 2008; FERRARETTO; KISCHINHEVSKY, 2010) apresentam um novo desafio à área: o desenvolvimento teórico e epistemológico. Este movimento tem sido realizado por pesquisadores de rádio e mídia sonora nos últimos anos (KISCHINHEVSKY et al., 2017; PRATA; BIANCO, 2016; LOPEZ; ALVES, 2019; JÁUREGUI; LOPEZ, 2021; MEDITSCH; GOBBI, 2019; VIANA, 2022; PINHEIRO, 2021; QUADROS, 2018), especificamente com a preocupação de compreender os impactos da natureza do objeto sonoro na construção de metodologias que possam contemplar sua perspectiva múltipla, mas de espinha dorsal acústica. |