Cadastrado por | Regiane Lucas de Oliveira Garcêz |
Tipo |
Nacional |
Título do projeto |
Diversa: Processo comunicacionais e estratégicos sobre deficiência nas universidades brasileiras |
Resumo do projeto |
O projeto tem como objetivo investigar a percepção da deficiência e acessibilidade nas universidades brasileiras e desenvolver ações de mobilização, engajamento e acessibilidade comunicacional. Expande a atuação de um piloto já iniciado na Universidade Federal de Minas Gerais. Entrevistas e survey aplicado na UFMG indicaram pouco conhecimento da comunidade universitária sobre direitos das pessoas com deficiência e acessibilidade; prevalência de posturas capacitistas e pouca ou nenhuma motivação dos professores para ações de inclusão. Os resultados vão ao encontro de outros estudos (Melo e Araújo, 2018; Pletsch e Melo, 2017). Partimos de duas hipóteses. Primeiro, de que o desinteresse parte da percepção da deficiência como algo individual, um problema da pessoa que precisa ser resolvido ou pela universidade ou pelo próprio sujeito. Isso faz coro com o modelo biomédico da deficiência. A segunda é de que esse é um problema comunicacional de mobilização e engajamento. |
Início |
2024 |
Término |
2029 |
Instituições parceiras |
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) - Brasil Universidade Federal do Pará (UFPA) - Brasil Universidade Federal da Paraíba (UFPb) - Brasil Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) - Brasil |
Fomento |
Edital: 17/2023 - PDPG - Políticas Afirmativas - Agência: Capes |
Docentes do PPGCOM envolvidos |
Regiane Lucas de Oliveira Garcêz
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Grupos de pesquisa envolvidos |
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Página Web |
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Produtos e atividades |
1. Aplicação de surveys, entrevistas e grupos focais nas universidades envolvidas para a identificação da concepção de deficiência; 2. Identificação de temáticas identificadoras e mobilizadoras; 3. Criação de protocolos de acessibilidade; 4. Criação de banco de dados comparativo; 4. planejamento e execução de ações de formação e mobilização |