Cadastrado por |
Ana Carolina Soares Costa Vimieiro |
Tipo |
Nacional |
Título do projeto |
Mídia, Esporte e Gênero: novas identidades, interseccionalidades e textualidades midiáticas negligenciadas |
Resumo do projeto |
Este projeto consiste em um conjunto de ações articuladas de pesquisa, ensino e extensão cujo intuito é compreender o papel atual da mídia nas opressões de gênero no esporte e atuar no enfrentamento dessas. O objetivo central é entender as imagens contemporâneas das mulheres do esporte na mídia, que adquirem um caráter complexo na medida em que mecanismos tradicionais de opressão como invisibilidade, infantilização e objetificação começam a ser substituídos por algum nível de visibilidade e estratégias narrativas que, por exemplo, sexualizam ao mesmo tempo que posicionam as mulheres do esporte como fortes e ativas (Toffoletti, 2016). Para isso, o projeto pretende: (1) analisar a cobertura de mulheres na mídia esportiva brasileira; (2) analisar imagens generificadas do esporte em gêneros audiovisuais do entretenimento; (3) analisar a comunicação organizacional de times de futebol feminino e masculino no Instagram; e (4) analisar a cobertura de casos de violência de gênero no esporte. |
Início |
2024 |
Término |
2027 |
Instituições parceiras |
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) - Brasil Universidade Federal de Roraima (UFRR) - Brasil Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) - Brasil
|
Fomento |
Edital: Universal 2023 - Agência: CNPq |
Docentes do PPGCOM envolvidos |
Ana Carolina Soares Costa Vimieiro (coordenador/a)
|
Grupos de pesquisa envolvidos |
Coletivo Marta - Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas |
Página Web |
|
Produtos e atividades |
No âmbito interventivo, a proposta consiste em um conjunto de ações articuladas em torno de três projetos (dois deles já em execução desde 2020): (a) Revista Marta (https://revistamarta.com), publicação multimídia experimental produzida por estudantes de Comunicação da UFMG; (b) Observatório Marta (https://observatoriomarta.com/), iniciativa de crítica de mídia, focada no monitoramento da mídia esportiva brasileira a partir de uma perspectiva de gênero; e (c) Escola de Verão em Comunicação e Esporte, que reunirá pesquisadoras/es que compõem esta proposta e outras/os convidadas/os, num modelo de aulas e mentoria que buscará inspiração em projetos já consolidados. |