Resumo do projeto |
Os estádios, por seu tamanho e arquitetura, têm grande destaque na paisagem urbana, sendo, para muitos, uma referência espacial e simbólica. Para seus frequentadores, pode constituir-se, também, como formador de identidade pessoal e coletiva. E, ainda para outros, é apenas um objeto construído para a disputa de partidas de modalidades esportivas específicas. Analisando um estádio de futebol, enquanto um sistema de objeto e de ações, presente no espaço, verificamos que ele não é neutro e nem passivo, uma vez que nele se produzem práticas sociais e se reproduzem normas sociais. Dito de outra forma, o estádio de futebol pode ser visto como um espaço material e social, no qual questões econômicas, sociais e culturais se desenvolvem e se intensificam. Esta investigação objetiva, assim, analisar as expectativas, percepções, manifestações e os usos do torcedor do Clube Atlético Mineiro em relação à arena MRV. |
Produtos e atividades |
Esta pesquisa caracterizar-se-á como documental e exploratória descritiva. A pesquisa documental terá como recorte temporal para a análise do objeto os anos compreendidos entre 2017 e 2023, respectivamente, anos de anúncio da construção e da inauguração propriamente dita. As fontes serão dois jornais da cidade (O TEMPO e ESTADO DE MINAS), além das redes sociais como Twitter e Instagram. Na pesquisa exploratória descritiva serão utilizados como instrumentos de pesquisa: formulários, entrevistas semiestruturadas, observação participante escritas em cadernos de campo, documentos e imagens das manifestações das torcidas. Para a tabulação e análise dos dados dos formulários, utilizar-se-á o pacote estatístico SPSS para Windows. Esse software permite gerar relatórios tabulados e gráficos geralmente utilizados na realização de análises descritivas. As observações anotadas no caderno de campo, as entrevistas semiestruturadas e os documentos serão analisados à luz da técnica da análise de conteúdo. Espera-se como produtos da pesquisa publicações em revistas científicas e orientações de iniciação científica. |