Resumo do projeto |
Esta pesquisa coletiva e interinstitucional, coordenada pelo grupo MediaAção, trata do problema da desinformação e suas relações com o campo comunicacional a partir do recorte empírico das eleições presidenciais de 2022. Considerando a amplitude e a imprecisão do conceito de desinformação, bem como o papel desempenhado pelas plataformas digitais de comunicação em rede na sua amplificação, definimos a seguinte pergunta de pesquisa: qual é o papel da crença na disseminação da desinformação em plataformas de redes sociais online no contexto das eleições presidenciais no Brasil de 2022? Nesse cenário, trabalhamos com a hipótese de que o estudo da desinformação deve levar em conta duas dimensões: por um lado, destacam-se seus aspectos pragmáticos e semióticos; e, por outro lado, evidencia-se sua vinculação com sistemas de crenças mobilizados por teorias conspiratórias. |
Produtos e atividades |
A pesquisa será empreendida em três frentes: a) levantar de que maneira o conceito de desinformação é tratado nas publicações acadêmicas da área, tendo em vista as definições, os autores e os termos correlatos, seus possíveis limites e contribuições para a compreensão da sociedade da desinformação; b) Investigar as estratégias semióticas e os aspectos pragmáticos da desinformação que se apresentam nos signos coletados plataformas digitais de comunicação em rede; c) Avaliar a relação das teorias conspiratórias com a desinformação e seus possíveis efeitos no processo democrático.
Os resultados devem ser divulgados na forma de artigos submetidos a periódicos científicos e em uma segunda versão da disciplina interinstitucional Sociedade da desinformação (PPGCOM UFMG, UFOP e PUC Minas). |