Disciplinas isoladas - Informações gerais

Consultar oferta | resultados

O que é Disciplina Isolada na UFMG?


É a matrícula permitida a pessoas não pertencentes ao corpo discente da UFMG, em disciplinas isoladas integrantes dos currículos dos cursos de graduação e de pós-graduação, para complementação ou atualização de conhecimento. Na Pós-Graduação é permitida a pessoas que já concluíram curso de graduação. No âmbito do PPGCOM/UFMG, a oferta de vagas como disciplina isolada segue as orientações da Resolução 02/2021, disponível em http://www.ppgcom.fafich.ufmg.br/docs/disciplinas_isoladas.pdf.  Além da Resolução, sugere-se a consulta das informações disponíveis na página do DRCA: https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Pos-Graduacao/Disciplina-Isolada

A inscrição em disciplinas Isoladas do PPGCOM/UFMG deve ser feita por meio do preenchimento, na data prevista pelo Calendário da UFMG, de um Requerimento Online de Matrícula em Disciplinas Isoladas vinculado a este website. No PPGCOM os interessados só podem solicitar (01) uma disciplina por semestre.

INFORMAÇÕES SOBRE DISCIPLINAS ISOLADAS PARA O 1º SEMESTRE DE 2026

Os requerimentos de matrícula em isoladas, para o 1º semestre letivo de 2026, poderão ser feitas, unicamente no dia 02 de MARÇO de 2026 (segunda-feira),  das 00H01 até às 23H59, via LINK de acesso, que ficará disponível, durante todo o dia na página inicial do PPGCOM. 

No dia do requerimento (para agilizar) o candidato deverá ter em mãos os seguintes documentos digitalizados para envio: 1. Arquivo do currículo Lattes ou Vitae; 2. Arquivo do histórico de graduação e 3. Arquivo do comprovante de colação de grau (diploma ou declaração). No PPGCOM os interessados só podem solicitar  (01) uma disciplina por semestre.


DISCIPLINAS/VAGAS 2026/1
 
Relação de disciplinas ISOLADAS com vagas: EM BREVE (a relação de disciplinas com vagas será publicado após o acerto de matrícula dos alunos regulares o qual acontecerá em 27/02/2026).
Programas das disciplinas:  Clique aqui


CRONOGRAMA DO PROCESSO:


INSCRIÇÃO: durante todo o dia 02/03/2026 (segunda-feira), das 00H01 até as 23H59 via  LINK  na página inicial do PPGCOM.

RESULTADO DOS PEDIDOS: dia 05/03/2026
(quinta-feira) após às 18H00 na página do Programa.

MATRÍCULA DOS APROVADOS: de 06/03/2026 a 10/03/2026 (sexta a terça): os candidatos aprovados deverão solicitar a efetivação da matrícula com o seguinte procedimento: com o código/número do seu protocolo, retorne a página de inscrição, e envie os documentos restantes em um único arquivo (PDF único): 1. comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU); 2. cópia da cédula de identidade; 3. cópia do CPF e 4. comprovante de endereço.

COMPROVANTE DE MATRÍCULA: a secretaria do Programa enviará aos alunos aprovados e que efetivarem as matrículas, por e-mail, o comprovante de matrícula.


INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO E PAGAMENTO DA GRU
O pagamento da Taxa de Matrícula (via GRU), no valor de R$ 194,57, deverá ser feito somente após o resultado da seleção, pelos(as) candidatos(as) aprovados(as). Servidores da UFMG tem isenção da taxa.
Instruções de preenchimento: Clique aqui
Para gerar a GRU Clique aqui


CERTIFICADO DE CONCLUSÃO (HISTÓRICO)
No final do semestre, após a conclusão da disciplina, o interessado poderá solicitar o Certificado de Conclusão da disciplina, no e-mail ppgcom@fafich.ufmg.br .


Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Sala 4234 - 4º Andar - CEP: 31270-901 - Belo Horizonte/MG
Telefone: +55 31 3409 5072 - E-mail: ppgcom@fafich.ufmg.br