Notícia
'Abrindo espaços de jogo entre imagens, existências e desejos' - Abertura dos 30 anos do PPGCOM (12/03/2025)
Avisos:
1) por motivos de força maior, a pesquisadora Angie Biondi não poderá estar presente no evento. A pesquisadora Gracila Vilaça passar a compor a mesa de abertura.
2) Para melhor acomodar o público estimado, o evento foi transferido para o auditório Carangola
A primeira atividade das comemorações dos 30 anos do PPGCOM/UFMG acontece no dia 12 de março, quarta-feira.
A mesa 'Abrindo espaços de jogo entre imagens, existências e desejos' contará com a participação do prof. Paulo Bernardo Vaz (um dos fundadores do PPGCOM/UFMG, atualmente é professor visitante na Universidade Federal de Ouro Preto), Gracila Vilaça (doutora em Comunicação Social pela UFMG e assistente editorial da revista Dispositiva) e Carlos Brito e Mello (doutor em Comunicação Social pela UFMG, é escritor, artista plástico e psicanalista).
A atividade, que marca também a abertura do ano letivo de 2025, acontece às 14h no auditório Carangola (1 andar da Fafich).
Paulo Bernardo Vaz
Aposentou-se na UFMG em 2012, após 22 de atuação no Departamento de Comunicação, tendo participado do corpo permanente de docentes do PPGCOM desde sua implantação onde trabalhou até 2020. Lecionou e orientou dissertações no Programa de Mestrado em Estudos Culturais da FUMEC. De 2013 a 2015 foi professor visitante no PPG de Jornalismo da UFSC. Atualmente é professor visitante junto ao PPGCOM da UFOP. Sua formação acadêmica deu-se na PUC-MG (graduação), Universidade de Paris-13 (mestrado e doutorado) e na Universidade do Minho (pós-doutorado). Integra três grupos de pesquisa: 'ex-press' (UFMG), 'Giro' e 'Poéticas do Olhar' (UFOP). Concilia sua vida acadêmica com as práticas da editoração e das artes, realizando projetos gráficos e ilustrações de livros infantis e didáticos.
Gracila Vilaça
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCom) da UFMG, na linha de pesquisa Textualidades Midiáticas, com orientação do professor Carlos d'Andréa. Realizou estágio doutoral tipo sanduíche na Universidade Bielefeld, Alemanha. É pesquisadora do R-EST e assistente editorial da Revista Dispositiva. Fez mestrado no (PPGCom) da UFMG, na linha de pesquisa Textualidades Midiáticas, com orientação do professor Paulo Bernardo Vaz. Graduou-se em Comunicação Social, ênfase em Publicidade e Propaganda, pela UFMG.
Carlos Brito e Mello
Escritor e psicanalista. Doutor em Comunicação Social pela UFMG, defendeu a tese 'Reverbera o verbo-estrondo ante o Fim: figurações da palavra aguilhoada na obra de Arthur Bispo do Rosário'. Publicou 'O cadáver ri dos seus despojos' (contos, Editora Scriptum, 2007), 'A passagem tensa dos corpos' (romance, Companhia das Letras, 2009) e 'A cidade, o inquisidor e os ordinários' (romance, Companhia das Letras, 2013). Foi finalista dos prêmios São Paulo de Literatura (2010 e 2014), Jabuti de Literatura (2010) e Portugal Telecom de Literatura (2010 e 2014).