Selo PPGCOM

Criado em 2014, o Selo Editorial PPGCOM/UFMG (www.seloppgcomufmg.com.br) consolidou-se como uma ação de solidariedade, nucleação e visibilidade através da publicação de livros (integrais e em coletâneas) gratuitos e de acesso livre, e de ações de comunicação que promovem a difusão, a públicos mais amplos, do conhecimento produzido por pesquisadoras e pesquisadores da Comunicação, Humanidades e áreas afins. Registrado oficialmente como um projeto de extensão (Siex 403587), o Selo PPGCOM envolve docentes, pós-graduandos e graduandos em um intenso e rico processo editorial acadêmico, configurando-se como um espaço peculiar de comunicação e de divulgação científicas no Brasil.

Compõem o catálogo do Selo PPGCOM mais de 150 títulos, divididos em 7(sete) coleções: Ensaios, com publicações monográficas voltadas para temas e abordagens específicas; Sala de Aula, com obras destinadas ao ensino de graduação e elaboradas por pesquisadoras/es de pós-graduação; Olhares Transversais, com coletâneas; Teses, com livros oriundos de trabalhos de doutoramento; Dissertações, com livros oriundos de trabalhos de Mestrado; Limiares, com obras que, por sua escrita e/ou conteúdo estão na fronteira de conhecimentos científicos e disciplinares; e Trajetos, com perfis de pesquisadoras/es, grupos e instituições de pesquisa. Teses abriga ainda a subcoleção “Teses: Arguição”, com textos de bancas de defesa de Doutorado.

Além das publicações regulares, em fluxo contínuo, o Selo PPGCOM desenvolve ações indutoras, de fomento à publicação, na forma de Chamadas específicas. A primeira, em 2020, foi voltada para livros oriundos de teses e de dissertações. Novas chamadas similares foram feitas em 2022 e em 2025. Já em 2024, foi lançada a Chamada de Livros Didáticos, com o perfil da coleção “Sala de Aula”, em 2024.

Além das publicações e chamadas, o Selo desenvolve ações de comunicação e divulgação científicas, de modo não só ampliar o acesso e a difusão dos livros quanto para tornar mais acessível o conhecimento produzido na pós-graduação brasileira. Além das ações regulares em mídias sociais, como Facebook e Instagram, o Selo desenvolveu uma diversidade de produtos, todos de acesso livre e gratuito: a) a série “Diálogos”, “lives” com autoras/es, no canal do PPGCOM/UFMG; b) a “Carta ao Selo”, newsletter, com lançamentos e informações diversas; c) o podcast “Orelha”, com os debates das “lives”, disponível em plataformas digitais. Todo esse material está disponível gratuitamente também na página do Selo, na seção Miolos (www.seloppgcomufmg.com.br/miolos). A atenção à divulgação científica, além dessas ações, levou à promoção, em 2024, do I Ciclo de Debates Selo PPGCOM “Editar livros, circular conhecimentos”. O Ciclo de Debates reuniu 11 especialistas (pesquisadores e editores independentes), para refletir sobre os desafios da divulgação científica e do acesso ao livro no Brasil, hoje.

O papel do Selo foi reconhecido pela Fapemig, que contemplou a iniciativa no âmbito do Programa de Apoio a Publicações Científicas e Tecnológicas e ações voltadas para a divulgação dos resultados de pesquisa do Estado de Minas Gerais (Chamada 08/2023). Desde 2024, o Selo passou a contar também com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão/UFMG, através do seu programa de bolsas. Isso foi possível porque o Selo é, além de uma ação de extensão, também um espaço de formação e articulação com a graduação. Participam da equipe do Selo, em diferentes funções (diagramação, comunicação, produção editorial), discentes vinculados ao PPGCOM e aos cursos de Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas e Artes Visuais da UFMG.


Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Sala 4234 - 4º Andar - CEP: 31270-901 - Belo Horizonte/MG
Telefone: +55 31 3409 5072 - E-mail: ppgcom@fafich.ufmg.br