Notícia
18 de Julho de 2024
1º Seminário Internacional do Coletivo Marta (2024)
O 1º Seminário Internacional do Coletivo Marta: Mídia e diversidade no esporte ocorrerá de 23 a 25 de setembro de 2024, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento dá prosseguimento a iniciativas anteriores do Coletivo Marta Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas que desde 2019 vem organizando, sozinho ou em parceria com outros grupos, encontros voltados para discussões sobre Comunicação e Esporte. A programação contará com a presença de atletas e ex-atletas, profissionais do mercado de comunicação esportiva, pesquisadoras/es, representantes de coletivos e movimentos de torcedoras/es, estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas da Comunicação, Educação Física, História, Letras, Sociologia, entre outras. O evento terá palestras, mesas redondas e GTs temáticos. A chamada de trabalhos estará aberta de 10 de junho a 30 julho.
Alguns dos destaques da programação são: Silvana Goellner, professora aposentada da UFRGS e atualmente professora visitante na UFPel, uma das principais pesquisadoras brasileiras sobre esporte e gênero, com vasta produção acadêmica na área e engajada em ações ativistas em defesa do futebol de mulheres; e Kim Toffoletti, professora associada da Deakin University, na Austrália, uma liderança acadêmica importante no estudo das mulheres e esporte, tendo sido pioneira ao pesquisar redes sociais no campo da sociologia do esporte e ao adotar perspectivas transnacionais e feministas para compreender os desafios emergentes da crescente visibilidade às modalidades esportivas femininas.
O objetivo do evento é fomentar o debate sobre esporte e diversidade, particularmente com foco no papel da mídia esportiva em um cenário em transformação, mas ainda altamente excludente. Entendemos que, apesar de o esporte ainda ser um ambiente sexista, LGBTfóbico, capacitista e racista, tivemos mudanças significativas nos últimos anos. O futebol de mulheres, por exemplo, ganhou alguns investimentos estruturais e visibilidade midiática, ainda que muito inferiores aos dos homens e muito concentrados no Sudeste e em São Paulo, em particular. Mais mulheres têm sido contratadas pelas emissoras de televisão, sobretudo, para atuarem no jornalismo esportivo, ainda que tenhamos pouca diversidade em termos raciais, geográficos e corporais. As sexualidades não normativas, apesar de ainda estigmatizadas no âmbito esportivo, têm sido tematizadas no contexto das modalidades de mulheres, nos campeonatos amadores voltados para o público LGBTQIA+ e em produtos como o podcast Nos armários dos vestiários, do Globo Esporte, que repercutiu em 2022.
Diante desse cenário, a pergunta que motiva o evento é: Como pode a mídia contribuir para aumentar a diversidade no âmbito esportivo?
Mais informações: https://coletivomarta.org/1o-seminario-internacional-do-coletivo-marta-2024/
Inscrições: https://doity.com.br/1-seminario-internacional-do-coletivo-marta
abraços,
Ana Carolina Vimieiro
DCS . PPGCOM . UFMG
Projeto Marta: Coletivo . Revista . Observatório
A pesquisa em Comunicação e Esporte no Brasil (2023)
The Ecosystem of Football Supporter Groups in Brazil (2022)
Lutar, lutar, lutar'