26 de Julho de 2024

No dia 07/08, quarta, às 14h, Rafael Grohmann ministra a conferência 'Aprendendo a governar plataformas desde a classe trabalhadora'. Na ocasião, o pesquisador da Universidade de Toronto apresenta estudo que atualmente conduz com cooperativas de trabalhadores latino-americanos do setor de tecnologia e de serviços de entrega. Sua investigação busca identificar como estes coletivos têm desenvolvido estratégias de aprendizado com dados com vistas a uma soberania digital. A atividade acontece no auditório Bicalho, no 1o andar da FAFICH, e contará com a participação do prof. Thales Lelo, do DCS/UFMG, como debatedor.

Link para inscrições prévias: bit.ly/plataformas_trabalhadores

O evento é uma parceira do PPGCOM (através do grupo de pesquisa R-EST - estudos redes sociotécnicas), do Programa de Pós-Graduação em Geografia (grupo de pesquisa 'continente' e Observatório das Plataformas Digitais) e do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), da FACE/UFMG.
No mesmo dia 07, às 17h, o professor participa de uma conversa sobre os projetos de pesquisa em andamento no R-EST. Interessadas/os externas/os em participar dessa atividade podem contactar o coordenador do grupo, prof. Carlos d'Andréa.
Na terça dia 06/08, às 14h, Rafael Grohmann visita a Escola de Belas Artes (EBA) para abrir o Ciclo de Debates 'Inteligência Artificial e as Artes - perspectivas críticas e controvérsias'. O tema do debate será 'Trabalhadores da Cultura e a Governança da IA - a greve de Hollywood'. O evento será no auditório Álvaro Apocalypse e é coordenado pelo prof. André Mintz, da EBA/UFMG.

A pré-inscrição é opcional e pode ser realizada pelo formulário disponível no link: http://bit.ly/Trab_Cult_IA .

Sobre o convidado:
Rafael Grohmann é professor assistente de Estudos de Mídia com foco em Plataformas Críticas e Estudos de Dados na Universidade de Toronto Scarborough (UTSC), com pós-graduação cruzada na Faculdade de Informação (iSchool). Líder do projeto DigiLabour e pesquisador do projeto Fairwork. Membro do INCT em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI). Membro do Conselho Editorial das revistas Big Data & Society e Work, Employment and Society. Seus interesses de pesquisa incluem cooperativismo de plataforma e plataformas de propriedade dos trabalhadores, trabalho e IA, organização de trabalhadores, trabalho em plataforma, comunicação/mídia e trabalho.

Carlos d'Andréa
R-EST - estudos redes sociotécnicas - UFMG, Brasil
Lattes - Academia.edu - ORCID - Twitter
Download do livro 'Pesquisando plataformas online (...)'