Resumo do projeto |
O projeto (CNPq 445077/2024-7) investiga a configuração contemporânea do ecossistema de desinformação sob impacto da inteligência artificial generativa, com foco em planejamento de estratégias de educomunicação voltadas para o enfrentamento da desinformação em contexto pós-digital. A inteligência artificial generativa permite a criação de conteúdo original de maneira autônoma, com base em processos de treinamento não supervisionado, a partir de grandes volumes de dados. O conteúdo gerado pode apresentar problemas como alucinação, distorção, engano, fraude, discriminação, violação de direitos e formas emergentes de colonialismo de dados, entre outros, tanto por causa do modo operacional do sistema, quanto de seu uso malicioso. Logo, o uso social crescente de tecnologias de inteligência artificial generativa apresenta potencial para tornar mais complexo e instável o ecossistema contemporâneo de desinformação. opacidade técnica dos algoritmos que sustentam a criação autônoma de conteúdos |
Produtos e atividades |
2025/1:
Revisão de literatura - foco prioritário nas noções de inteligência artificial
generativa, agenciamento sociotécnico e comunicacional, educomunicação,
desinformação e colonialismo digital.
2025/2:
Missão de trabalho: visita técnica de pesquisadoras brasileiras da JU (Suécia) na
UFMG (Brasil) – As duas pesquisadoras brasileiras radicadas na Suécia virão ao
Brasil para uma visita técnica de 10 dias dedicada a: a) discussão com membros
da equipe técnica da proposta de abordagem educomunicacional para
adolescentes em escolas públicas à luz das diretrizes teórico-metodológicas
balizadas pelo perfil institucional EduCom da JU (Suécia); b) encontro com
docentes e discentes da UFMG, sobretudo com integrantes do grupo de pesquisa
Mídia, Semiótica e Pragmatismo (MediaAção); c) oferta de curso de curta duração
no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG.
● Análise comparativa preliminar de dados coletados
2026/1:
Sistematização de dados coletados: .
Avaliação comparativa dos dois experimentos metodológicos em
educomunicação realizados em escolas públicas
2026/2:
● Análise comparativa dos estudos de casos múltiplos sobre desinformação e IA
generativa,
● Avaliação da abordagem teórico-metodológica de educomunicação realizada em
escola pública no Brasil
Organização da missão de trabalho de pelo menos dois membros da equipe técnica
à JU (Suécia) , sob coordenação de Renira R. Gambarato e Paola Sartoretto – A
visita técnica de 10 dias será dedicada a: a) discussão com pesquisadores da JU
acerca dos resultados alcançados na aplicação da abordagem educomunicacional
para adolescentes em escolas públicas no Brasil; b) encontro com pesquisadores
da JU, sobretudo com integrantes do Media and Communication Research Group
Sistematização de resultados finais |